Contrariamente ao que algumas pessoas acreditam, a inspeção de vídeo nem sempre é utilizada nos processos de recuperação de tubagens. Em alguns casos, como entupimentos de cano, o risco de danificar o material sensível utilizado, bem como a própria impossibilidade de obter imagens devido ao bloqueio dos canos, faz com que não seja um método escolhido pelo operador especializado.
Este tipo de inspeção trata-se de um processo realizado mediante a introdução de um tubo ótico nas tubagens e que mostra imagens do seu interior, permitindo que se conheça a natureza do problema, a sua gravidade e a sua localização.
Dependendo do trabalho, poderão ser realizadas inspeções com câmara de empurrão ou com uma câmara de alta definição de vídeo robotizada com cabeça rotativa. O primeiro sistema é mais comum, embora o segundo seja mais adequado para tubagens de diâmetro mais elevado e consiga criar relatórios precisos para orientar reparações robotizadas na canalização. Na verdade, este sistema só pode ser utilizado se a caixa tiver, pelo menos, 50×50 cm, sendo que uma abertura menor não irá permitir a sua introdução.
Embora, como referimos, não seja comum que se use a inspeção de vídeo em desentupimentos, esta é recomendada após o processo estar terminado, para garantir que o desentupimento é duradouro. Esta inspeção, no final do processo de desentupir canos, assegura que não existem ainda detritos que possam motivar novos entupimentos e identifica ainda eventuais amolgamentos, curvas acentuadas, tubos mal encaixados ou desníveis insuficientes que possam prejudicar o funcionamento da rede de saneamento.
A inspeção de vídeo é muito útil no mapeamento de esgotos, permitindo encontrar caixas de acesso complexo, que tenham ficado inacessíveis devido a remodelações. A identificação das caixas de esgoto é fundamental para que a ação do técnico possa ser orientada para o local exato onde o problema reside. Ainda assim, pela necessidade de abertura destas caixas, tal não impedirá que, por vezes, seja necessário partir azulejos e mosaicos para aceder ao local onde a manutenção é necessária.
Por fim, quando as manutenções a realizar são no exterior, o uso deste tipo de inspeção é também muito útil, na medida em que as raízes das árvores, os movimentos de terra e até estruturas como arrecadações podem motivar o “abolachamento” dos canos e é necessário compreender qual a parte da tubagem que se encontra amolgada para que possa realizar-se a sua substituição parcial, abrindo uma vala única no local da operação.
Serviços de Desentupimentos
Desentupimento de Prumadas de Esgotos
Ler Mais
Desentupimentos Esgotos Industriais
Ler Mais
Inspeção de Vídeo em Redes de Esgotos
Ler Mais
Desentupimento de Canos Cozinha
Ler Mais
Desentupimento de Caixas de Esgotos
Ler Mais
Desentupimento de Caleiras
Ler Mais
Desentupimento de Lava-loiça
Ler Mais
Desentupimento de Esgotos
Ler Mais
Desentupimento de Sanitas
Ler Mais